Solidariedade

on quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
A solidariedade é algo bom, necessário e presente em nosso Mundo. Entretanto, apenas alguns homens conseguem praticá-la de coração.

A sociedade, em que vivemos, propicia uma rotina na qual o indivíduo tenderá a pensar mais em si do que no próximo. E quando pensa em ajudar, não é com a real e sincera solidariedade.

A real e sincera solidariedade ocorre quando reservamos um tempo do nosso dia-a-dia para deveras ajudar seja falando palavras de incentivo, seja escutando desabafos de alguém.

Quando agimos dessa forma, estamos conquistando a confiança, ou mesmo, quiçá, a amizade...

Solidariedade, não tem idade. Ela está aberta a abraços sempre. O quão difícil é abraçá-la? Não é difícil, mas também não é fácil. Isso vai depender de como o indivíduo se comportará perante as vicissitudes da sociedade e da sua vida pessoal.

Durante a sua vida particular, a educação circunda muito profundamente e delineia gradativamente os pensamentos e as ações do homem. Contudo, não é preciso ser letrado para ser solidário. Um iletrado pode ser mais solidário do que um indivíduo em cuja posse está um diploma.

Solidário, solidariedade. Escrevi muitas vezes estas palavras no decorrer do texto. Tê-la conosco, escrevê-la em demasia. É uma honra. Todavia, sentindo-se incapaz de poder expressá-la, o homem inventa desculpas e põe a sua razão para fugir furtivamente de ter que estender o seu braço, os seus ouvidos, os seus conselhos, o seu abraço, o seu ombro, os seus objetos... a sua vida.

3 comentários:

Satiko disse...

Creio que no mundo em que vivemos,no nosso hoje,essa tal solidariedade seja vista em demasia apenas em seu texto.
O século XXI,quem sabe um dia,não seja conhecido como o século perdido?Onde os desastres realmente por muitas vezes se sobressairam aos bons atos,nos fazendo muitas vezes esquecer que pequenos gestos mudam grandes estatisticas...
Bjos,da GArota.com

Sílvia disse...

Solidariedade existe? Ou será uma utopia assim como o Comunismo?

Belo texto...
E tenhamos esperança!!

Parabéns!!

Unknown disse...

Solidariedade, sensibilidade, sociabilidade...

nessa vida louca agente esquece sim disso tudo....

textos assim são necessários, Roberto!!!

Beeijo!

Postar um comentário